19 ANOS DO LANÇAMENTO DO LIVRO A HISTORIA DE BURITICUPU-MA, DE ISAIAS NERES AGUIAR 

Honrou-me o meu prezado amigo ISAÍAS NERES AGUIAR com a incumbência de apresentar o seu livro ‘BURITICUPU SUA HISTÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS’. Como revela o título, trata-se da história de BURITICUPU, onde ISAÍAS, como pesquisador de fôlego, narra com desenvoltura e simplicidade o nascer de uma cidade, desde os seus primeiros habitantes, a instalação do projeto pioneiro de colonização em plena selva amazônica, até os dias atuais, com a criação do município de BURITICUPU.
           A minha ligação com BURITICUPU deu-se no ano de 1980, quando assumi a SECRETARIA DO INTERIOR, no governo JOÃO CASTELO, e, pôr força estatutária, fui guindado à presidência do Conselho de Administração da COTERMA – COMPANHIA DE TERRAS DO MARANHÃO – responsável, na época, pelo gerenciamento do projeto de colonização de BURITICUPU.
           Sinceramente, muito ouvia falar, mas eu não tinha percepção da grandeza daquele projeto. Com menos de um mês no cargo fui conhecer BURITICUPU, passando lá dois dias percorrendo perigosas trilhas em mata cerrada, ocasião em que visitei todos os povoados e tomei pé do abandono do projeto de colonização, da miséria e do sofrimento daqueles colonos que para lá se deslocaram cheios de esperanças com promessas que lhe foram feitas de assentamento com habitação, saúde, educação, etc. E estavam completamente abandonados.
            Retornando a São Luís fiz um minucioso relatório da precária situação do projeto ao governador JOÃO CASTELO que, no seu característico modo de administrar, imediatamente decidiu, elegendo o projeto de colonização de BURITICUPU como prioridade de seu governo, dando-me carta branca para tomar todas as providências necessárias ao soerguimento do projeto. Foi o maior desafio da minha gestão.
            Contando com uma equipe de valorosos e abnegados auxiliares, entre muitos AURÍLIO VIEIRA DE ANDRADE (falecido), presidente da COTERMA, Padre HÉLIO MARANHÃO, Presidente do ITERMA, Dr. YEDO LOBÃO, Diretor dos serviços fundiários da SECRETARIA DO INTERIOR, Dr. JOÃO BENEDITO DOS SANTOS, Diretor de Colonização do ITERMA, a incansável heroína AGOSTINHHA CORREIA LIMA, assistente social do ITERMA que se embrenhou naquelas matas com amor, dedicação e muita coragem, vivenciando todos afligentes problemas dos lavradores daquele povoado, arregaçamos as mangas e procuramos recuperar o tempo perdido, trabalhando com vigor no cumprimento das metas traçadas.
             Ao ler, agora, os originais do livro de ISAIAS NERES AGUIAR, repassei na memória toda aquela odisseia representada pela luta diuturna e firme de todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de BURITICUPU e que culminou com a sua emancipação. O livro retrata com fidelidade todas as passagens. ISAIAS não é um narrador frio dos fatos. Além d descrevê-los com detalhes mostra a fibra e o desprendimento dos pioneiros do projeto de colonização, com a história comovente do “DR BOALOR” , primeiro administrador do projeto, retrata o serviço de segurança pública nas arbitrariedades do controvertido sargento Furrupa, bem como o envolvimento da polícia com pistoleiros e grileiros e demonstra a sua sensibilidade com o homem do campo, no relato angustiante d luta destemida dos trabalhadores sem terra,  na tomada da fazenda Terra Bela, hoje incorporada ao patrimônio do município.
              Acredito serem pouquíssimos os municípios maranhenses, notadamente os mais novos, que possuem material bibliográfico registrando sua memória. Este livro, com certeza será utilizado como lembrança daqueles que iniciaram a luta pela emancipação de BURITICUPU e deixaram boas e bela lições de vida os que fazem  a atualidade.




Dr. Fernando Castro




Comentários

Unknown disse…
Amei muito essa historia eu moro aqui em buriticupu ma
Unknown disse…
Eu amei muito morar aqui

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTORIA DE BURITICUPU - MA