A HISTORIA DE BURITICUPU - MA


Buriticupu tem uma história diferente da maioria dos municípios brasileiros, como se sabe não surgiu espontaneamente, sua criação foi dirigida e teve a participação direta do governo do Estado do Maranhão, através de um Projeto de colonização executado a partir do ano de 1973, na gestão do Governador Pedro Neiva de Santana.
Na época, boa parte dos milhares de pequenos produtores rurais que padeciam sem terra para trabalhar foi trazida pelo Governo do Estado para o Projeto Pioneiro de Colonização, até então a maioria deles trabalhavam para latifúndios em regime de semi-escravidão, em diversas regiões do maranhão e do Brasil.
O nome Buriticupu surgiu muito antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade. Esse nome surgiu da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu, brotou Buriticupu, um nome que apesar de híbrido, parece tão natural quanto às árvores dos saborosos frutos que o batizaram.
O lugar já era habitado por índios Guajajara desde 1940 e por índios guajá que haviam fugido do litoral maranhense aproximadamente em 1650, estes últimos são primitivos, arredios, dos quais não restam mais do que cinqüenta pessoas que sobrevivem aos trancos e barrancos na terra indígena Araribóia e que impõem medo a índios de outras tribos.
Nos anos 80 a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia de Buriticupu, transformando-o no maior povoado do Maranhão, e, sendo apenas um povoado já possuía duas agências bancárias. Nesse mesmo período ocorreram muitos conflitos agrários onde 36 fazendas foram ocupadas e 56 morreram, incluindo-se fazendeiros, jagunços, pistoleiros, policiais e agricultores.
Depois de várias manobras política na tentativa de adiar o projeto de emancipação do povoado, finalmente o então governador do Estado, José de Ribamar Fiquene sanciona a seguinte Lei Estadual – 6.162/94, (projeto dos deputados Oseias Rodrigues e Carlos Braide), criando o município de Buriticupu. A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1997.
Ao longo dos tempos tem se observado a evolução nos diversos aspectos da vida de Buriticupu: históricos, sociais, culturais, econômicos, religiosos, comunitários e político-administrativos.
Em 1996 aconteceu a primeira eleição municipal, cujo prefeito eleito foi o jovem senhor Antonio Gildan Medeiros que comandou o município por oito anos consecutivos. O segundo prefeito foi o industrial Antonio Marcos de Oliveira (o Primo) este começou o mandato em 2005, e em 2008 foi reeleito para mais um quadriênio 2009 a 2012.
Apesar de apenas 12 anos de emancipado, Buriticupu já é o 15º maior dos 217 municípios maranhenses. O seu desenvolvimento em tão pouco tempo é mais um exemplo do vigor das potencialidades e das suas riquezas.



Isaias Neres Aguiar
historiador

Comentários

Eduardo Pereira disse…
Professor, moro em São Paulo e nasci em Buriticupu no ano de 1976 era garoto mas me lembro muito bem da luta armada que aconteceu no inicio da decada de 90 e naquela luta muitas pessoas lamentavelmente perderam suas vidas para que essa cidade seja o que é hoje, mas não se pode esquecer de um grande lider político que lutou muito por essa cidade cujo o nome é muito conhecido aí na região LUIZ VILA NOVA que foi o primeiro deputado eleito na cidade por dois mandatos e o único até hoje, e que quase perdeu sua vida em especial pela desapropriação da FAZENDA TERRA BELA que hoje é um dos melhores bairros para se morar.

Um Forte Abraço.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Oi pessoal, sou fernando trabalho com pinturas, moro em Buriticupu há mais de 14 anos tenho 21.
Só posso dizer que é o melhor lugar para se viver e que tém uma história intrigante, que renderia até mesmo um filme; já li o livro do "professor Isaías Neres" um ótimo livro, conta a nossa história com detalhes em fim é muito rico em conhecimentos.


Pra mim não é "a cidade sem lei" é a cidade das nações unidas?... ok!
valeu tchauzão ai.
abenias disse…
Olá pessoal tabém sou professor e já tive o prazer de morar nesta grande e paradoxal cidade. Quanto ao livro do Isaias Neres eu tive a graça de participar digitanto suas primeiras páginas quando ainda era apenas um projeto. Desejo um forte abraço ao Isaias e a todos quanto essa mensagem alcançar.

Abenias Luz
contato: abenias@bol.com.br
impernaut@hotmail.com
Unknown disse…
olá sou mayara e moro aqui em buriticupu,gostaria de dizer que apesar dessa cidade ser muito pequena,ela contém uma qualidade muito bacana pois é uma cidade que contagia as pessoas que passam a visitar uma vez, acaba frequentando geralmente essa cidade e fico muito contente por sermos tão previlegiada por ser moradora dessa cidade sem contar que o nosso prefeito é nota 10 dez nao 100000000000.
isaias disse…
Olá Eduardo Pereira, satisfação em conversar com você, antes minhas desculpas pela demora.
Fico feliz em saber dos seus sonhos. até porque és ilho desta cidade.
grande abraço.
isaias disse…
Professor Abenias,boa tarde.

Bem lembrado, era 2002, realmente voce participou nos primórdios da edição desse livro que conta a história da nossa querida Buriticupu, transcrevendo dos originais para o computador, depois perdemos tudo e logo reiniciamos. Grande abraço.
isaias disse…
Professor Abenias,boa tarde.

Bem lembrado, era 2002, realmente voce participou nos primórdios da edição desse livro que conta a história da nossa querida Buriticupu, transcrevendo dos originais para o computador, depois perdemos tudo e logo reiniciamos. Grande abraço.
MEU QUERIDO VIZINHO PROFESSOR ISAIAS NERES, VENHO DESDE JÁ PARABENIZAR-LHE POR ESTE BELO TRABALHO ACERCA DE NOSSA CIDADE. ISAIAS, HOMEM TRANQUILO,CULTO,SÉRIO,EDUCADO ,CONTADOR DE PIADAS SADIAS E INTELIGENTES.CÔMICO, É UMA GRAÇA BATER UM PAPO COM VOSSA SENHORIA, POR MEIO DO QUAL APROVEITO PARA HOMENAGEAR TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS DE NOSSA CIDADE, NÃO DESMERECENDO AS DEMAIS PROFISSÕES, JÁ QUE VIVEMOS EM SOCIEDADE. QUE PODEMOS COMPARALA A UMA MAQUINA CHEIA DE ENGRENAGENS QUE NÃO RODA SE HOUVER A FALTA DA MAIS PEQUENA DE TODAS ELAS, UMA MAQUINA FEITA POR DEUS QUE CRIOU E DEU FUNÇÃO A CADA SER QUE HABITA SOBRE A TERRA, DESDE UMA FORMIGA ATÉ A PRESIDENTA DA REPUBLICA, POIS COMO A MESMA IRIA COMER ARROZ SE NÃO HOUVESSE AQUELE HOMEM DO CAMPO QUE ESTÁ COM AS SUAS FERRAMENTAS PRODUZINDO PARA ELE E PARA CADA UM DE NÓS, SE NÃO HOUVESSE O VAQUEIRO PARA ABOIAR O SEU REBANHO PARA QUE COMAMOS A CARNE E BEBAMOS O LEITE, ESSES COM CERTEZA A MAIORIA DAS VEZES MUITO MAIS FELIZES DO QUE OS GRANDES EMPRESÁRIOS, POIS O CRIADOR DÁ FUNÇÃO A CADA UM DE NÓS, MAS DIGO A MAIS IMPORTANTE DE TODAS AS PROFISSÕES, POIS PESSOAS NASCEM E MORREM E AS VEZES NÃO NESCESSITA DE UM ADVOGADO, DE UM ENGENHEIRO, DE UM ARQUITETO, DE UM GERENTE DE BANCO, DE UM CONTADOR, DE UM EMPRESÁRIO ETC..., E MUITAS VEZES UM POUCO MAIS RARO , MAS REAL, AQUELE HOMEM DO CAMPO QUE NASCEU E MORREU E NÃO SENTOU EM UMA CADEIRA DE UM DENTISTA OU MESMO PISOU EM UM HOSPITAL OU EM UM CONSULTÓRIO MÉDICO! MAS O ADVOGADO, O ENGENHEIRO,O ARQUITETO, O GERENTE DO BANCO, O CONTADOR, O EMPRESÁRO, O MEDICO, O DENTISTA ETC..., TODOS PASSARAM PELAS MÃOS DOS EDUCADORES ATÉ POR QUE, NÃO ESTARIAM ALÍ SE NÃO TIVESSEM, POIS A BASE DE UMA SOCIEDADE É A EDUCAÇÃO, ONDE CHEGARÁ O FILHO DE UM POBRE SE NÃO COM UMA BOA FORMAÇÃO?
EM RELAÇÃO A NOSSA CIDADE, LUGAR BOM TRANQUILO, DE PESSOAS HOSPITALEIRAS,CARINHOSAS, QUE ME FIZERAM SENTIR VONTADE DE MORAR AQUI DESDE O PRIMEIRO DIA QUE PISEI NESSE SOLO, A APROXIMADOS CINCO ANOS ATRÁS.
BURITICUPU, CIDADE INJUSTIÇADA, DIVULGADA COMO O FAROESTE MARANHENSE POR MEIOS DE COMUNICAÇÃO IRRESPONSÁVEIS, QUE QUEREM ADIQUIRIR AUDIÊNCIA EM CIMA DA DESGRAÇA DOS OUTROS, NÃO VÊEM QUE TEMOS UM EFETIVO DE POUCOS POLICIAIS PARA UMA POPULAÇÃO DE MAIS DE 60.000 HABITANTES E TEMOS POUCOS PROBLEMAS DE CRIMINALIDADE SE COMPARARMOS A CIDADES TEM 30 VEZES MAIS POLICIAIS E A POPULAÇÃO É APENAS 2 VEZES MAIOR E TEM 10 VEZES MAIS CRIMES QUE AQUI!
BURITICUPU, CIDADE DE GRANDE EXTENSÃO TERRITÓRIAL, DE TERRAS FÉRTEIS, AQUI TUDO QUE SE PLANTA DÁ!
BURITICUPU, CIDADE DONDE SE QUIZ FECHAR INDUSTRIAS MADEREIRAS E NÃO SE PROCUROU ALTERNATIVAS, DEIXANDO UM RASTRO DE MISÉRIA E DESEMPREGO E DESESPEIRO! EM GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, E DEIXANDO UM COMÉRCIO EM UMA SITUAÇÃO DIFICIL, ONDE PESSOAS ALTAMENTE HONESTAS ESTÃO COM RESTRIÇÃO AOS SEUS CRÉDITOS POR FALTA DE ALTERNATIVA!
BURITICUPU, CIDADE UNICA! DE HOMENS E MULHERES TRABALHADORES, ONDE O SEU COMÉRCIO FUNCIONA ATÉ NOS DOMINGOS E FERIADOS, CONHEÇO 4 PAISES E NÃO CONHEÇO OUTRA IGUAL!
BURITICUPU, CIDADES DE SAUDADES! ONDE EXISTEM PAIS E MAIS PAIS E MÃES E MAIS MÃES DE FAMILIA COM SEUS CORAÇÕES APERTADOS, SENTINDO FALTA DE SEUS FILHOS QUE TIVERAM QUE IR EMBORA DO NOSSO MEIO EM BUSCA DE REALIZAR OS SEUS SONHOS! POR FALTA DE OPORTUNIDADE! QUE SE FOSSEM SEGUIR OS SEUS CORACÕES JAMAIS TERIAM DEIXADO SUA PÁTRIA AMADA!
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS E QUE JESUS PAGUE A TODOS AQUELES QUE COM CARINHO ME RECEBERAM!

BURITICUPU-MA,06/MARÇO/2011.

DR.ANDRÉ & IRMÃ PRISCILLA
Amor e Mágica disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Araújo disse…
Caro professor! parabéns por exercer esta excelente profissão, foi uma ótima ideia prestigiar sua cidade com uma obra tão importante,sou um amante de nossa cultura maranhense, terra onde se tem e da de tudo, sou acadêmico e em uma de minhas pesquisas tive a oportunidade e a honra de ler um pouco da história de sua cidade...Um abraço.
Preta2019 disse…
Bom. Esse trecho da história de Buriticupu deve me ajudar no concurso público de Buriticupu. Agora em 2016.
Unknown disse…
Nunca tinha parada para ler a história da cidade em que vivi durante boa parte da minha vida. E agora lendo, percebo o tanto que é uma cidade guerreira, conhecida por muitos como a "cidade sem lei". Para mim, cidade determinada.
Unknown disse…
Nunca tinha parada para ler a história da cidade em que vivi durante boa parte da minha vida. E agora lendo, percebo o tanto que é uma cidade guerreira, conhecida por muitos como a "cidade sem lei". Para mim, cidade determinada.
Unknown disse…
Vai me ajudar também no concurso se eu passar serei mais um morador de buriticupu
Unknown disse…
Muito legal mesmo. Ja li esse livro tambem conta a historia bem certinha. Parabens Sr Isaias Neres.
Unknown disse…
Muito legal mesmo. Ja li esse livro tambem conta a historia bem certinha. Parabens Sr Isaias Neres.
Josimar disse…
GOSTARIA DE APROVEITAR ESSE ESPAÇO AQUI E PERGUNTAR SE POR ACASO ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR EM UMA FAMÍLIA COM SOBRENOME TEODORO DE SOUSA. OU SOUZA. ESSA FAMILIA FOI PRA ESSA CIDADE NO INICIO DO SEU SURGIMENTO. E NÃO TEMOS MAIS NOTICIAS. São tios e primos do meu irmão que se chama MANOEL MESSIAS DE SOUZA
Unknown disse…
Dando uma ajeitada em meus arquivos, deparei com umas fotos da época que trabalhei no levantamento topográfico da ferrovia dos Carajás (1977), Fiquei da região durante quase um ano, a nossa base era em Imperatriz, íamos de Helicóptero para os acampamentos e usávamos com apoio, um campo de pouso em Buriticupu. Salvo engano, era uma pista da Volkswagen, que estava implantando um projeto agropecuário. Fiquei surpreso com o tamanho da cidade, na época não passava de 10 a 15 casas de taipas cobertas com palhas.
Ja havia muitos atritos pela posse de terras e nossas picadas eram usadas pelos "colonizadores", inclusiva ateavam fogo e muitas vezes nos obrigava a abandonar o local.

Me sinto um "pré fundador" da cidade rsrsrsrsrs
Pedro Perdido disse…
@dj rogerinho piroca de foice tortona pra esquerda naquele pique num muda nada
Unknown disse…
Olá, Boa noite tarde dia , seja lá o que for eu quero trabalhar
Unknown disse…
Muito grato também por fazer parte dessa cidade, moro no interior mais me sinto orgulhoso e grato...
Unknown disse…
Gostaria muito de encontra um professor chamado Francisco Blade mais como como Blade .062 994448635
Unknown disse…
Gostaria muito de encontra um professor chamado Francisco Blade mais conhecido como Blade .062 994448635
Unknown disse…
Oi boa noite é um imenso prazer lhe este maravilhoso livro parabéns querido professor Isaias neres pós lhe asaim porque já tive imenso prazer de sua aluna lindo história.
Unknown disse…
Parabéns pela materia, gostei muito de conhecer um pouco da história de Buriticupu.

Postagens mais visitadas deste blog