BURITICUPU E AS PRIMEIRAS RUAS



  Aqui se pode constatar como eram feitas as primeiras casas – Rua do Comércio
  
 “Rua de Toros” foi o nome dado à primeira rua da colônia. ‘Toros’ significa “troncos de árvores abatidas, ainda com casca, serradas nas extremidades”. De fato, as primeiras casas eram feitas de toros e a Rua de Toros era formada por dez casas, todas feitas de toros deitados e cobertas de cavacos. A Rua de Toros, fundada em junho 1973, é atualmente conhecida por Rua 19 de Março, é a mesma rua onde se localiza o hospital São Marcos.
O tipo de arruamento adotado pela COMARCO levou em consideração a questão cultural dos seus moradores, que vinham de vários estados nordestinos, onde eram acostumados com ruas largas e terrenos espaçosos. Com isso, a COMARCO procurou manter no novo projeto as características das localidades de origem dos colonos.
Outras ruas que vieram a ser criadas logo em seguida foram as ruas do Comércio, da Liberdade, da Caeminha, da Palmeira, dos Sapateiros, da Mata, 7 de Setembro, dos Motoristas, dos Carpinteiros,  do Açude, do Nível Médio, da Saúde e do Nível Superior.
Verificou-se que, pelo problema do difícil acesso, a própria COMARCO encontrou dificuldades para transportar os primeiros materiais destinados à construção das suas edificações. Além das distâncias, as estradas ainda não haviam sido concluídas; em alguns trechos, apenas os serviços de terraplanagem haviam sido feitos, o que acabava complicando ainda mais, sobretudo nos períodos chuvosos.
Grande parte do material utilizado na construção das habitações foi transportada por um caminhoneiro chamado de Antonio Braide, o qual, uma década depois, viria a ser prefeito do grande município de Santa Luzia – MA.

por Isaias Neres Aguiar



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTORIA DE BURITICUPU - MA