O ACESSO RODOVIÁRIO PARA BURITICUPU-MA - 1974
A
década de 70 foi marcada pela implementação da infraestrutura rodoviária
estadual, favorecendo os deslocamentos populacionais para as cidades já
formadas, bem como para as áreas de aglomerados rurais em formação. Ainda na
gestão do então Governador José Sarney, havia sido iniciada a construção da Rodovia
MA-74, cujo objetivo era ligar a Rodovia Federal Belém-Brasília com a
Pará-Maranhão. A obra foi paralisada no ano de 1969, sendo que um dos
principais obstáculos para a sua continuação era o relevo, de característica
bastante acidentada, o que a levou a ser construída com muitas curvas, muitas
das quais, convenhamos, podiam ter sido evitadas.
O
governador Pedro Neiva de Santana, sabendo da importância que a rodovia representava
para o desenvolvimento do Estado, retomou as obras de forma bastante
determinada. Era necessário contratar alguém que conhecesse a região, para
evitar que a estrada fosse construída em trechos de extremo risco de acidentes.
Para isso, foi contratado um homem chamado de Raimundo Polícia, um grande
caçador da região, conhecedor como ninguém da topografia local. Esse cidadão
comandou uma grande equipe de homens responsáveis por localizar a melhor
viabilidade da rodovia, inclusive diminuindo seu percurso. Aliás, inicialmente
a estrada nem passaria por Buriticupu: teria seu início no povoado Araras e passaria
pelos povoados Triângulos de Areia, Maçaranduba e Serra da Divisão, seguindo
até o Km 116. Mesmo assim, foi construída com muitas curvas.
Por Isaias Neres Aguiar
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