O ACESSO RODOVIÁRIO PARA BURITICUPU-MA - 1974

A década de 70 foi marcada pela implementação da infraestrutura rodoviária estadual, favorecendo os deslocamentos populacionais para as cidades já formadas, bem como para as áreas de aglomerados rurais em formação. Ainda na gestão do então Governador José Sarney, havia sido iniciada a construção da Rodovia MA-74, cujo objetivo era ligar a Rodovia Federal Belém-Brasília com a Pará-Maranhão. A obra foi paralisada no ano de 1969, sendo que um dos principais obstáculos para a sua continuação era o relevo, de característica bastante acidentada, o que a levou a ser construída com muitas curvas, muitas das quais, convenhamos, podiam ter sido evitadas.

O governador Pedro Neiva de Santana, sabendo da importância que a rodovia representava para o desenvolvimento do Estado, retomou as obras de forma bastante determinada. Era necessário contratar alguém que conhecesse a região, para evitar que a estrada fosse construída em trechos de extremo risco de acidentes. Para isso, foi contratado um homem chamado de Raimundo Polícia, um grande caçador da região, conhecedor como ninguém da topografia local. Esse cidadão comandou uma grande equipe de homens responsáveis por localizar a melhor viabilidade da rodovia, inclusive diminuindo seu percurso. Aliás, inicialmente a estrada nem passaria por Buriticupu: teria seu início no povoado Araras e passaria pelos povoados Triângulos de Areia, Maçaranduba e Serra da Divisão, seguindo até o Km 116. Mesmo assim, foi construída com muitas curvas.
Por Isaias Neres Aguiar

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