NOVEMBRO DE 1973 -  CHEGADA DO 1º PADRE A BURITICUPU

                                                PADRE AFONSO DE CARO

Não demorou muito para que os colonos tivessem assistência religiosa. Ainda em novembro de 1973, veio pela primeira vez um padre a Buriticupu: o Padre Afonso de Caro, um jovem italiano de grande dedicação. Ele seria também o primeiro padre a celebrar missa em Buriticupu, sendo sua missão evangelizar todos os povoados da colônia. Padre Afonso pertencia à paróquia da cidade vizinha de Santa Luzia e permaneceu na região até o ano de 1976.
Comenta-se que a sua saída da área da colonização teve influência política. O Governador do Estado não via com bons olhos, a sua permanência no Projeto, pois uma das suas missões era a conscientização política dos colonos. Na época o Padre se preocupava muito com o bem estar dos colonos e assim criticava veementemente a forma que os governantes tratavam os colonos, a estes, ele alertava, com muita coerência, sobre os reais objetivos do Projeto-, que segundo ele “era a exploração da mão de obra dos colonos pelos grandes grupos econômicos que dominavam a região de Buriticupu”. 

O “Sargento Furrupa”, por sua vez, não aceitava que o padre interferisse nas decisões da COMARCO, não aceitava sequer que este fizesse reuniões com os colonos para tratar de assuntos da comunidade. Aquele sargento tinha muita vontade de prendê-lo! Esperava apenas por uma ordem dos seus superiores, ordem essa que ele nunca teve.

POR - Isaias Neres Aguiar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTORIA DE BURITICUPU - MA